20161022convivio do documentario1A Associação Iúri Gagárin convidou Paulo Guerra e Edgar Feldman, produtor e realizador de «Estórias do Tempo da Outra Senhora» (entre outros documentários e séries), para fazerem uma abordagem séria e diversificada das experiências de vida dos jovens portugueses que fizeram os seus estudos na União Soviética.

Pretende-se, com recurso a depoimentos, entrevistas e conversas em grupo com antigos estudantes portugueses na URSS, bem como através de documentos (fotos, filmes, livros, cadernos, cartas...), dar a conhecer ao público, em geral, esta faceta das relações de Portugal com a URSS.

Dá-se a feliz coincidência de a produção deste documentário se iniciar em 2016 – poucos meses depois de quase uma centena de amigos terem festejado os 40 anos da ida para a URSS do primeiro grupo de estudantes portugueses após o 25 de Abril – e ficar concluído em 2017, quando passa o centenário da revolução russa.

Paulo Guerra e Edgar Feldman aceitaram com entusiasmo o nosso convite.

Por sua sugestão e com a sua participação, realizou-se no sábado, 22 de Outubro, no Clube Estefânia, um primeiro encontro para conversar sobre esta ideia e como a levar à prática.

Estiveram presentes antigos estudantes em Moscovo, Leninegrado, Kiev, Krasnodar e Odessa, que fizeram os seus cursos num período desde 1966 a 1996, em especialidades como Engenharia, Matemática, Filosofia, Filologia, Pilotagem, Física, Jornalismo, Música, Medicina, Relações Económicas Internacionais, Educação Física e Agronomia.

- Algumas fotos na nossa página no Facebook...