20170107Doc1983LeninegradoA Associação Iúri Gagárin está a realizar um documentário sobre experiências de vida de algumas dezenas de portugueses que fizeram os seus estudos em estabelecimentos de ensino superior da União Soviética, em várias cidades e repúblicas e em épocas muito diferentes, de 1966 a 1997.

Será surpreendente, para o público em geral, ver o dia-a-dia daquele tempo, em terras tão distantes e desconhecidas, através das memórias – ilustradas e documentadas – de quem deixou família e amigos, para ir a um mundo novo obter um diploma universitário.

É oportuno, no ano em que se assinala o centenário da Revolução de Outubro, dar a conhecer este lado das relações amistosas entre o povo português e os povos que integravam a URSS.

Porquê um documentário sobre estudantes portugueses na URSS?

Partiu da Associação Iúri Gagárin a iniciativa de realizar em 2017 um documentário sobre experiências de vida de portugueses que, em diversas épocas, fizeram os seus estudos em estabelecimentos de ensino superior da União Soviética.

O propósito é, no ano em que passa o centenário da Revolução de Outubro na Rússia, dar a conhecer este lado das relações amistosas entre o povo português e os povos da URSS, da Rússia, da Ucrânia e dos restantes países que a constituíam.

A ideia começou a germinar depois de, em Junho de 2016, termos festejado os 40 anos da ida para a URSS do primeiro grupo de estudantes portugueses após o 25 de Abril, muitos deles bolseiros da nossa associação.

20160610EstudantesURSS

- Algumas fotos deste convívio
 - 10 de Junho...
 - 11 de Junho...

O que vai ser este documentário?

O filme – cuja execução está a cargo de Paulo Guerra e Edgar Feldman, produtor e realizador de «Estórias do Tempo da Outra Senhora», entre outros documentários e séries – tem como base conversas de antigos estudantes portugueses na URSS, bem como vários documentos da época (fotos, filmes, livros, cadernos, cartas...) trazidos pelos participantes nas filmagens.
Deverá ter uma duração de cerca de 90 minutos e vai ser proposta a sua exibição por uma cadeia de televisão.
Com o documentário e mais conteúdos, será editado um DVD especial, de tiragem limitada.

- O trailer

Quem participa nas filmagens?

Nas conversas, filmadas em Lisboa, Faro e Montemor-o-Velho, participaram 44 antigos estudantes na URSS, que fizeram os seus cursos em Moscovo, Leninegrado, Kiev, Krasnodar, Kharkov, Voronej, Odessa, Rostov-no-Don, Briansk e Tbilissi, num período desde 1966 a 1997, em especialidades como Agronomia, Arquitectura, Belas Artes, Biologia, Canto, Economia, Economia Agrária, Engenharia Energética, Engenharia Mecânica, Electrotecnia, Educação Física, Filologia, Filosofia, Física, Geologia, História, Jornalismo, Matemática, Medicina, Medicina Dentária, Música, Pedagogia e Psicologia Infantil, Pilotagem, Psicologia e Relações Económicas Internacionais.
Hoje trabalham em diferentes regiões de Portugal, em instituições públicas e em empresas, alguns com envolvimento em cooperação internacional, inclusive com as universidades onde estudaram. Mantêm também actividade cívica em vários planos e alguns são eleitos em órgãos académicos, associativos e políticos.

- Primeiro encontro a 22 de Outubro

Quem financia este projecto?

A Associação Iúri Gagárin tem em curso uma campanha de angariação de fundos, para custear despesas de produção do documentário.

Como contribuir?
Pode fazer o seu donativo por transferência bancária, para a conta da Associação na CGD (IBAN: PT50 003503910000283833042). Mande-nos o comprovativo por correio normal ou por email (geral@associacaogagarin.pt), com indicação do nome e da morada para enviarmos o recibo. No caso de donativos superiores a 50 euros, indique-nos se prefere a oferta de uma lembrança ou de um DVD especial, com o documentário e outros conteúdos relacionados.

- Apelo à contribuição (obter e partilhar)

Álbuns fotográficos
de algumas das sessões de filmagem

(para aceder aos álbuns, clique na descrição)